Pressione ESC para fechar

BFI vai homenagear produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli com a maior honraria do cinema britânico

O British Film Institute anunciou hoje que os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli serão homenageados com o BFI Fellowships, a mais alta honraria da indústria cinematográfica britânica.

“Estamos muito orgulhosos em receber o BFI Fellowship em nome de todos aqueles que fazem parte da franquia James Bond há mais de 60 anos, e nos sentimos honrados em participar de um grupo tão estimado de bolsistas ilustres da indústria”, afirmaram os responsáveis pela EON Productions em comunicado. “Somos muito gratos a tantos membros da indústria cinematográfica britânica com quem trabalhamos ao longo de nossas carreiras, e agradecemos ao British Film Institute pelo tremendo apoio e liderança das indústrias criativas no Reino Unido.”

À frente da EON Productions, Wilson e Broccoli supervisionam a franquia Bond há quase 30 anos. Juntos produziram nove dos 25 filmes de Bond, o primeiro deles sendo o sucesso 007 Contra GoldenEye (1995), incluindo 007 – Operação Skyfall, vencedor do BAFTA de Melhor Filme Britânico.

Os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli © 007.com
Os produtores Michael G. Wilson e Barbara Broccoli © 007.com

Além de Bond, eles também produziram filmes como “Radiator” (2014), “The Silent Storm” (2014), “Estrelas De Cinema Nunca Morrem” (2017), “Nancy” (2018) e “O Ritmo Da Vingança” (2020). Barbara também foi produtora executiva em “Ear for Eye” (2021) e produziu “Till” , o novo drama biográfico co-escrito e dirigido por Chinonye Chukwu, estrelado por Whoopi Goldberg e Danielle Deadwyler.

Nos bastidores, ambos são defensores da indústria cinematográfica, especialmente em relação à educação e habilidades. Broccoli é vice-presidente de cinema do BAFTA, presidente da National Youth Theatre, diretora do Time’s Up UK e curadora da Into Film, instituição de caridade de educação cinematográfica que trabalha com jovens de 5 a 19 anos. Já Wilson é vice-presidente honorário da Science Museum Foundation e membro do Science Museum London.

007 - Sem Tempo Para Morrer no BFI IMAX em Southbank, Londres © BFI
007 – Sem Tempo Para Morrer no BFI IMAX em Southbank, Londres © BFI

Os produtores do 007 receberão suas bolsas em reconhecimento à sua contribuição ao cinema e se juntarão a uma lista de bolsistas do BFI, incluindo Martin Scorsese e Thelma Schoonmaker, Tilda Swinton, Sir David Lean, Michael Powell e Emeric Pressburger, Nicholas Roeg CBE, Orson Welles, Sir Ridley Scott, Dame Judi Dench e Sir Steve McQueen.

A BFI Fellowship será entregue a Michael G. Wilson e Barbara Broccoli no Jantar do Presidente da BFI no dia 28 de junho em Londres. Além das Bolsas BFI, também foi anunciado que o BFI irá celebrar os 60 anos da franquia 007 com um fim de semana especial de comemoração a James Bond, com exibições e eventos em Londres no BFI Southbank e BFI IMAX, em outubro. A programação será anunciada em breve.

Instituição lendária do cinema britânico, fundada em 1933, o British Film Institute tem uma história gloriosa na divulgação dos filmes, na educação para o cinema e na preservação do património cinematográfico, além de ser responsável pelo Festival de Cinema de Londres e a edição da revista “Sight & Sound”, uma das publicações mais célebres e mais respeitadas do mundo da sétima arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *